Vem pra Pomerode
O início da colonização de Pomerode remonta ao ano de 1863, como parte da Colônia de Blumenau, fundada por Hermann Otto Blumenau. O povoamento, ao longo do Vale do Rio do Testo, foi estratégico para estabelecer a ligação terrestre entre as colônias de Blumenau e de Dona Francisca (atual região de Joinville), fortalecendo os meios de comunicação e o comércio.
O nome Pomerode está ligado à origem de seus fundadores, imigrantes vindos da Pomerânia (Pommern), região ao norte da Alemanha. Os que chegavam tiravam seu sustento da agricultura e, por isso, tinham que roçar os terrenos e organizar as lavouras para se alimentar do que plantavam. Em terras germânicas, quando uma área era cortada para fundar um povoado, o local recebia o sufixo "-roda" (do verbo "roden", que significa roçar, limpar a vegetação). Assim surgiu Pomerode, originalmente como "Pommeroda" - o mesmo que "Roçado dos Pomeranos".
O Município de Pomerode foi criado por intermédio da Lei Estadual nº 380/1958 e
instalado oficialmente em 21 de janeiro de 1959.
Unidade federativa: Santa Catarina
Mesorregião: Vale do Itajaí
Municípios Limítrofes: Blumenau, Indaial, Jaraguá
do Sul, Rio dos Cedros e Timbó.
População: 32.334 habitantes (IBGE/2017)
Gentílico: pomerodense
Área: 216 km² | Altitude: 58 m
Hospedagem
Guten Morgen! A cultura alemã está inserida em toda rede hoteleira de Pomerode.
Arquitetura, café da manhã típico, contato com a natureza, ar fresco,
cenários inspiradores e pessoas repletas de histórias.
Conheça os diferenciais de nossos hotéis, hostels e pousadas, clicando sobre as imagens.
(47) 8480-1164
(47) 8480-1164
Gastronomia
Prost! A qualidade e a riqueza da gastronomia de Pomerode são indiscutíveis.
O melhor da culinária típica alemã, pizzarias consagradas,
choperias artesanais premiadas mundialmente, restaurantes italianos,
pastelarias e as mais procuradas: as confeitarias pomerodenses!
Clique em uma das categorias para descobrir as delícias de Pomerode!
Curiosidades
Não estranhe: é comum ouvir conversas em língua alemã
pela rua e nos comércios.
Além das famílias conservarem o costume no dia a dia, escolas ensinam o alemão como língua estrangeira e duas escolas municipais são bilíngues português/alemão.
Em abril de 2015, Pomerode foi eleita a cidade mais igualitária de todo o território brasileiro. Isso quer dizer que ela concentra os melhores índices em quesitos como emprego, escolaridade e violência, de acordo com o Atlas da Exclusão Social no Brasil.
Em Pomerode é
encontrada a única
Rota Enxaimel
do Brasil.
(Veja como chegar
na Rota Enxaimel
em "Atrativos turísticos")
O Zoológico de Pomerode é o terceiro mais antigo do Brasil.
Hermann Weege, criador do zoológico, foi quem abriu as estradas que ligam Pomerode a Blumenau e Jaraguá do Sul.
Centro Cultural de Pomerode
Drechslerschule
Oficina de tornearia em madeira
Pomerode possui, desde 13 de agosto de 2012, a única Escola de Tornearia em Madeira do Brasil. Seus alunos aprendem a fabricar o famoso boneco “Quebra-Nozes” ou "Nussknacker", figura tradicional do Natal na Alemanha, além de incensários “Räuchermänner” e outras peças ornamentais todas feitas em madeira torneada.
Com isso, Pomerode já é conhecida como o centro da arte da tornearia em madeira do Brasil.
Ballet
Projeto Ballet Cultura
Desde fevereiro de 2007, o projeto Ballet Cultura oferece dança clássica para as escolas e creches de Pomerode. Atualmente, já são mais de 200 alunos. As aulas acontecem nas unida-des escolares e selecionam os talentos para o Corpo de Baile Municipal de Pomerode.
Com 22 integrantes, o Corpo de Baile representa oficialmente a cidade em festivais de dança, sendo vencedor de mais de 200 troféus. Seus bailarinos contam com o apoio da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural.
Die Originalen
Rega Bläser
Banda da Associação Musical
Composta por 30 músicos, a banda foi fundada oficialmente em março de 1999. Em 2010, passou a ser denominada Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser. Presente nos principais eventos municipais, encanta plateias com música tradicional germânica, hinos pátrios e cívicos, música popular e clássica, entre outros.
Escola de Música
No Centro Cultural de Pomerode
A Escola de Música do Centro Cultural de Pomerode iniciou seus trabalhos em maio de 2012 e oferece aulas de instrumentos de sopro e cordas. Funciona junto às dependências do Centro Cultural de Pomerode.
No momento, são três professores que lecionam instrumentos de cordas como violino, viola, violoncelo, violão clássico, clarinete, saxofones e flauta transversa.
Hip Hop
Grupo de Dança Andreia Mendes
O Grupo de Dança Andreia Mendes atua com aulas de hip hop em Pomerode desde abril de 2015. Vem, desde então, formando novos alunos e incentivando a cultura da dança de rua na cidade. O grupo integra meninos e meninas dos seis aos 18 anos de idade, com aulas na sala de dança do Centro Cultural. O Grupo também está há 18 anos na cidade de Timbó e é destaque no setor, fazendo parte da seleção brasileira com seus bailarinos.
Grupo Vocal Pommernsänger
Coral de músicas alemãs
Em atividade desde 1997, o Grupo Vocal Die Pommernsänger conta com 22 coralistas, divididos em quatro vozes. O grupo é especialista no canto em língua alemã, mas apresenta também canções da MPB, clássicas e sacras.